Venda mais com Marketing Digital: entenda como funciona o mercado e obtenha as dicas necessárias para decolar a sua empresa no mundo digital.
Seja para realizar pagamentos, obter informação instantaneamente, chamar uma carona ou pedir seu almoço, a internet se tornou um elemento fortemente ativo em nossa rotina. Isso significa que, apesar de algumas limitações da tecnologia, está sendo cada vez mais comum admitir o impacto da presença, ou ausência, do espaço do digital em nossas vidas.
E onde seu negócio entra nisso? Bom, sem presença digital, sua empresa está perdendo a oportunidade de se destacar no mercado eaumentar a influência sobre os clientes e potenciais clientes do seu nicho de atuação.
Sendo assim, para evitar e mudar essa realidade, o Marketing Digital surge como uma ferramenta estratégica que guiará sua empresa na navegação em busca do crescimento por esse amplo mar de oportunidades chamado Internet.
Para te ajudar com isso, a Yellow 7 preparou este artigo com dicas e explicações para o início ou aperfeiçoamento das suas vendas no mundo digital. Confira!
O que é Marketing Digital?
O Marketing digital é uma ferramenta que coloca em prática ações estratégicas e comunicacionais para divulgar uma marca ou produto na Internet, visando suprir lucrativamente uma demanda de mercado e aumentar a influência do negócio.
De acordo com dados divulgados pela We Are Social e Hootsuite em 2021, aproximadamente 4,66 bilhões de pessoas estão conectadas a internet e 5,22 bilhões possuem algum aparelho móvel. Ou seja, mais da metade da população mundial está, de alguma maneira, ligada ao ambiente digital.
Logo, se a internet, na sua natureza dinâmica e versátil, concentra tantos usuários, é importante direcionar suas intervenções estratégicas também para o meio digital, seja através de anúncios, redes sociais, blogs, etc.
Como vendar mais com o Marketing Digital?
Agora que você entendeu a definição e a importância do Marketing Digital, separamos alguns passos que você deve seguir para iniciar ou aperfeiçoar suas vendas na internet. Confira!
A fórmula é planejar:
planejar é a garantia de que você está produzindo algo estrategicamente estruturado, assertivo e eficaz. Para isso, é importante que você tome decisões a partir do conhecimento do seu contexto mercadológico, ou seja, é importante conhecer o microambiente (público-alvo, pontos fortes e fracos, fraquezas e oportunidades, concorrentes, etc.) e macroambiente (questões econômicas, socioculturais, tecnológicas, político-legais, etc.) da empresa.
Assim, ficará claro sua posição no mercado e quais decisões irão funcionar melhor a partir da realidade do seu negócio.
Redes sociais são essenciais:
as redes sociais, juntamente com a internet, revolucionaram a maneira de produzir e receber informação. Elas oferecem a oportunidade de localizar demandas de mercado, produzir conteúdo para cativar novos clientes, monitorar o resultado das ações da estratégicas da empresa e, consequentemente, aumentar o seu grau de influência.
No entanto, é preciso usar a rede social correta para o público correto. Não faz sentido você usar o Twitter se seu público-alvo não está lá, por exemplo.
Conteúdo é o novo anúncio:
segundo o especialista em Marketing, Philip Kotler, o conteúdo é o novo anúncio. Isso porque, com as revoluções comunicacionais e sociais realizadas pela Internet, as pessoas não buscam apenas comprar um produto, elas querem se sentir representadas e identificadas a partir daquilo que a empresa e o produto transmitem.
Assim, vemos a importância de investir na produção de conteúdo no ambiente digital: ele é produzido para gerar identificação e conversas através de informações que irão agregar positivamente a vida do indivíduo, construindo um ambiente propício para prospectar e preservar clientes.
Complexo? Te darei um exemplo: se uma academia deseja vender seus planos e aumentar sua cartela de clientes, além do conteúdo publicitário (preços, localização, novidades, promoções, etc.), a empresa vai criar conteúdos sobre vida saudável, reforçando a importância dos exercícios físico e de um acompanhamento profissional.
Comunicação profissional é investimento:
é comum que algumas empresas deixem a comunicação digital em segundo plano devido a falta de tempo ou conhecimento. Neste sentido, é aconselhável contratar um profissional da área para realizar todo o processo citado até aqui, para estruturar uma estratégia eficaz para gerar um retorno positivo para sua empresa.
Empresas como a Agência Yellow 7, especializada em Marketing Digital, estão preparadas para iniciar ou alavancar estrategicamente e de forma lucrativa sua influência na Internet. Se interessou? Então, entre em contato conosco! Pois, investir em Marketing Comunicação Digital é essencial para o crescimento do seu negócio.